Posições de vôlei 🏐 Funções dos jogadores, rotações no voleibol praia e quadra

As posições de vôlei são fundamentais quando se trata de distribuir o jogo, uma vez que determinam o papel de cada jogador no campo. A cada jogador é atribuída uma tarefa e função específicas durante o jogo, dependendo da posição que ocupa no campo. As posições de vôlei incluem levantador, central, pontas(spikers), oposto e líbero.

Para que não tenha de ler todos os regulamentos da FIVB, neste artigo explicamos tudo o que precisa de saber para que possa desfrutar de jogar e ver jogos de voleibol. Conhecer as posições de vôlei e números dos jogadores de voleibol no campo. Aprender as funções dos jogadores em cada posicionamiento e qual é a diferença entre um oposto e um líbero. Saiba também como funcionam as rodízio no tribunal. Ao jogar este desporto, é essencial compreender a rotação dos jogadores.

Explicaremos também como é que o campo de voleibol está dividido. Conheça as partes do campo de voleibol, para que servem e quais os jogadores que ocupam essas posições de vôlei. Fique atento ao nosso artigo e torne-se um especialista em estratégia de voleibol!

Pode também estar interessado em: Regras do Voleibol ✅ Origem, história e posições do Vôlei Praia e Quadra

Posições do vôlei do praia e voleibol quadra

Posições básicas dos jogadores no voleibol

O voleibol é um desporto de equipa que, apesar de não ser tão conhecido pelo público em geral como outros desportos como o futebol ou o basquetebol, tem um elevado nível de estratégia e de espectacularidade nas suas acções.

Neste artigo vamos partir de um nível básico de conhecimento das regras da FIVB para explicar as posições de vôlei básicas dos jogadores e as suas rodízio durante o jogo. Cada equipa de voleibol tem sempre 6 jogadores em campo, que são obrigados a rodar cada vez que recuperam o serviço.

Rotação significa uma mudança de posições iniciais e, portanto, cada jogador de voleibol tem de ser capaz de jogar em diferentes posições de vôlei. Há apenas uma excepção a isto e que é o líbero, que explicaremos mais tarde.

Outro facto que não podemos esquecer é que em cada posse a equipa pode fazer um máximo de 3 toques da bola para além do bloco. Desta forma, o primeiro toque será a recepção, o segundo o cenário e o terceiro o spiker.

Tipos de posições de vôlei

Embora os nomes das posições de vôlei e as características e tipos de jogadores que ocupam as posições básicas no campo de voleibol possam variar de país para país, estes são os nomes das posições de vôlei e as características e tipos de jogadores que ocupam as posições básicas no campo de voleibol.

Levantador

A posição de levantador no voleibol é uma peça fundamental em termos de estratégia ofensiva e de distribuição do jogo da equipa. Normalmente, uma das principais funções do jogador de levantador é encarregar-se de dar o segundo toque da bola e passar a bola aos spikers para realizar o ataque.

O instalador ou passante precisa de tratar de muita informação e tomar decisões rapidamente. Têm de ser jogadores de voleibol rápidos tanto fisicamente (para chegar à bola) como mentalmente (para decidir onde e com quem colocar a bola).

Um levantador também pode ser um spiker(pontas), dependendo se está nas posições do tribunal da frente. Se o levantador estiver na fila da frente, ele pode disparar ou fintar para apanhar a defesa da equipa adversária desprevenida.

Os bons compositores são normalmente os jogadores mais inteligentes da equipa. Têm normalmente um toque suave e limpo na bola que lhes permite colocar a bola na perfeição e colocá-la nas mãos do espigão. Eles devem organizar o ataque e ter uma grande visão para decidir onde distribuir a peça.

Pontas

A posições de vôlei externa do jogador é normalmente ocupada por um grande jogador versátil. Além disso, é geralmente a principal posicionamiento de ataque. Não só precisa de grandes capacidades de coordenação e inteligência, mas também de ser um grande espicaçador e bloqueador para cumprir as suas funções no tribunal.

O jogador de voleibol de fora é o jogador de voleibol que acerta e bloqueia no lado esquerdo da frente do campo (zona 4). É também conhecido como um jogador da zona 4.

Ele é um dos principais jogadores na ofensiva da equipa. O spiker é quem faz a maioria dos ataques da equipa porque quando a recepção ou defesa não é perfeita e o levantador não consegue alcançar a bola facilmente, a melhor maneira de assegurar um bom passe é uma bola alta para o exterior da zona 4.

Posições dos jogadores do vôlei: levantador e oposto

Oposto

O oposto é o jogador que faz a maior parte dos picos da equipa. Quando está na zona da frente da rede está na posição 2 e quando está na zona do fundo está na posição 1, sempre na posição oposta à do fixador.

Tanto na zona da frente como na zona de trás, o oposto é um dos jogadores de voleibol que tem a maior presença no ataque entre as suas funções.

O seu papel como bloqueador é fundamental, uma vez que bloqueia do lado direito da rede. Esta é a área onde o jogador da equipa adversária, que normalmente é um jogador com um grande batedor, ataca. Portanto, um jogador adversário com um grande bloco pode compensar o poder de ataque da equipa adversária.

Além disso, o jogador oposto está encarregado de fixar a bola se o levantador não o conseguir fazer, pelo que a posição de 2 deve ser coberta por um jogador habilidoso. Este jogador deve ser capaz de actuar em todas as facetas do jogo, inteligente e rápido. É uma espécie de jogador tudo-em-um.

Central

O jogador que ocupa a posição central no voleibol é o proprietário do meio da rede e o principal activo de bloqueio da equipa. Ele joga nas 3 posições e, entre as suas funções, muitas vezes, ele pica mesmo ao lado do levantador com uma bola rápida para apanhar a defesa desprevenida.

Quando a bola está no campo do adversário, os bloqueadores do meio são responsáveis pelo bloqueio. Têm de cobrir a parte central da equipa adversária e chegar às extremidades para bloquear o oposto e o espigão exterior. Por conseguinte, o defesa central deve seguir a bola para cada lado da rede. Além disso, um bom centro deve ser capaz de ler na perfeição as intenções do levantador adversário para decidir de que lado da rede se deve bloquear.

Na primeira viragem da defesa depois de perder o serviço, o central dá lugar ao líbero. O líbero é o especialista de defesa e recepção da equipa, pelo que não é um pré-requisito ser um bom defensor para ocupar a posicionamiento de central de costas no voleibol.

Por outro lado, para poderem desempenhar bem as suas funções, as costas centrais são normalmente os jogadores mais altos da equipa, ágeis na rede e com um forte remate.

Libero

O líbero é o especialista defensivo da equipa. O líbero do voleibol veste uma camisola de cor diferente e só joga no campo traseiro. Não pode atacar nem bloquear, pelo que a altura não é um requisito essencial para jogar nesta posição. Os líberos têm normalmente um toque primoroso no antebraço e são rápidos e ágeis na defesa. Precisam dele para poderem levantar bolas impossíveis.

Normalmente, o varredor muda com o central para trás quando o centro para trás se move para o fullback. No entanto, o varredor pode ser mudado para qualquer jogador na área do fundo quando a bola não está em jogo.

As alterações do varredor não contam para o número total de alterações permitidas para a equipa. Pode mudar com um jogador tantas vezes quantas desejar, desde que seja substituído pelo mesmo jogador novamente. Além disso, o varredor não participa nas rodízio da equipa no campo.

Como já viu, dentro das posições de vôlei, o líbero é uma posicionamiento especial. Para além do acima referido, o líbero deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Não pode ser capitão de equipa ou capitão de jogo.
  • Nem pode servir.
  • O bloqueio ou a tentativa de bloqueio é proibido.
  • O líbero pode não completar uma pancada de ataque quando a bola está completamente sobre a rede.
  • Não pode colocar um dedo na frente da linha de ataque.

Posições de vôlei no campo

Antes de aprofundarmos o assunto, vamos fazer uma primeira distinção de posições de vôlei: remadores para a frente e para trás.

  • Os atacantes podem bloquear e aumentar. Do mesmo modo, os fullbacks são os 3 jogadores que se encontram entre a linha de 3 metros e a linha de base. Esta é a zona de recepção e defesa do serviço.
  • Os fullbacks não estão autorizados a bloquear e no caso de dispararem, devem fazê-lo sempre atrás da linha dos 3 metros.

Jogadores: levantador, oposto, ponta e central

Posições de vôlei: Avanços

As posições de vôlei para a zona da frente são os números 2, 3 e 4. Estes números correspondem às posicionamiento de ataque.

Os jogadores que estão na zona da frente da quadra são os únicos que podem espetar dentro da linha dos 3 metros. Além disso, estes jogadores estão também encarregados de bloquear o ataque dos adversários.

O segundo toque é normalmente feito pelo levantador, que é a ligação entre a recepção e o ataque. Este jogador está encarregado de passar a bola ao atacante e de distribuir o jogo estrategicamente. Por outro lado, o atacante termina o ponto com um espigão ou uma finta, que é normalmente o terceiro toque da equipa.

Quando um jogador que é finalizador está na área da frente do campo, pode bater a bola de qualquer lugar, independentemente de estar à frente ou atrás da linha dos 3 metros.

Para além de colocar estrategicamente a bola e distribuir o jogo, os levantador também podem bloquear e até espetar a bola quando estão na zona da frente.

Posições de vôlei: Levantador

Os rebatedores são os jogadores que estão posicionados atrás da linha dos 3 metros. Especificamente, os fullbacks ocupam as posições 1, 5 e 6 no campo de voleibol, que são as posições para receber a bola.

Os jogadores de voleibol desta última fila estão encarregados de receber o serviço e também de defender o ataque dos adversários, passando a bola para o levantador.

A principal característica da fila de trás é que os jogadores não podem saltar (ou mesmo pisar) a linha dos 3 metros, pois incorreriam numa falha e isso seria um ponto para a equipa adversária. Isto significa que, quando um jogador se encontra na zona de fullback, não pode ir para a rede para bloquear. Esta linha faz a diferença para os jogadores que estão na posição de fullback, uma vez que limita as acções que eles podem tomar.

Pode também estar interessado em: História do basquete 🏀 Origem e regras básicas do basquetebol no Brasil

Áreas do campo de voleibol

O campo de voleibol está dividido em várias áreas e cada uma delas tem o seu próprio objectivo ou função no desenvolvimento do jogo. A seguir indicamos as diferentes áreas do campo de voleibol e as funções que são desempenhadas em cada uma das áreas.

Posições e funções dos jogadores do campo do quadra do vôlei

  1. Zona livre
  2. Linha central
  3. Linha de base
  4. Sideline
  5. Linha de ataque
  6. Área de pontapé de saída
  7. A área defensiva
  8. Área de ataque
  9. Primeiro árbitro
  10. Segundo árbitro
  11. Scorekeeper
  12. Bancada

Zona Livre

A zona livre é uma área do campo de voleibol que está localizada no exterior do campo e permite aos jogadores ir receber a bola enquanto ela está fora do campo, uma vez que permanece em jogo desde que não toque no chão.

Zona de Ataque

Esta zona está localizada entre a rede e a linha de ataque. Nesta parte do campo é onde os 3 jogadores atacantes são colocados. A partir desta área do campo de voleibol pode bloquear as bolas do adversário ou enviar a bola para a outra metade.

Zona de Defesa

Como o nome sugere, a zona de defesa é onde os jogadores defensivos são posicionados. Esta posição dos jogadores de voleibol é responsável por receber a maior parte das bolas provenientes da metade do campo do adversário.

Zona de Serviço

A zona de serviço é a área na parte de trás de cada lado do tribunal. É a partir desta área do campo de voleibol que os jogadores devem servir. Podem servir de qualquer lugar desta zona que se sinta mais confortável.

Rodízio de posições de vôlei de quadra e de praia

Rotações e posicionamentos do jogadores de vôlei

O rodízio no voleibol tê lugar quando uma equipa rouba o serviço à equipa adversária. Quando um ponto é adicionado à pontuação, a equipa responsável pela pontuação está encarregada de colocar a bola em jogo. Quando o serviço do adversário é roubado, todos os seis jogadores têm de rodar a sua posição de vôlei de quadra no sentido dos ponteiros do relógio. Isto significa que todos os jogadores alternam entre as posições de atacantes e fullbacks.

Para que o arranjo seja correcto, não é necessária nenhuma geometria em particular. Simplesmente, no início de cada ponto, no acerto de serviço, cada avançado deve ter pelo menos um pé a mais do que o correspondente fullback e dentro da mesma linha os fullbacks devem ter pelo menos um pé a mais do que o jogador na posição central.

A partir deste ponto, cada jogador pode mover-se livremente após o jogo. Com estas regras, as disposições iniciais podem ser muito variadas e as estratégias resultantes podem ser suficientemente abertas. Por outro lado, deve ser esclarecido que antes do início de cada set o treinador dá aos árbitros a lista dos jogadores que vão jogar o set.

Além disso, por analogia, os números de um a seis são frequentemente utilizados para designar as diferentes posições de vôlei nas zonas do tribunal. Por exemplo, a zona dois ou a zona quatro.

Pode também estar interessado em: As 17 regras do futebol da FIFA: campos, equipamentos, árbitros, faltas

Perguntas frequentes sobre posições de vôlei

🏐What are the positions in volleyball?
Em geral, as posições de vôlei podem ser divididas em fullbacks e forwards. Por um lado, os fullbacks ocupam as posições 1, 5 e 6 para receber a bola, atrás da linha dos 3 metros. Não podem bloquear, e se dispararem, devem fazê-lo sempre atrás da linha dos 3 metros. Por outro lado, os atacantes ocupam as posições de ataque 2, 3 e 4, e podem bloquear e disparar. Em detalhe, as posições de vôlei são as seguintes:

  • Levantador
  • Pontas
  • Oposto
  • Centro
  • Líbero
📗 Quais são os papéis dos jogadores de voleibol?
Os papéis dos jogadores de voleibol são diferentes para cada posição. As posições servem para definir as habilidades de que os jogadores terão de dispor para desempenhar os seus papéis no voleibol:

  • Levantador. Fundamental na distribuição do jogo.
  • Pontas. Principal posição de ataque.
  • Oposto. Faz a maior parte das filmagens da equipa.
  • Centro de volta. Principal activo de bloqueio.
  • Líbero. Especialista na defesa da equipa.
📕 Quando ocorrem rotações no voleibol?
As rotações do voleibol ocorrem quando uma equipa rouba o serviço da equipa adversária. Além disso, a equipa responsável pela pontuação estará sempre encarregada de pôr a bola em jogo. A rotação é no sentido dos ponteiros do relógio. Isto significa que todos os jogadores alternam entre as posições de avançados e recuados. Cada jogador de voleibol deve portanto poder jogar em diferentes posições

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *