Regras do Voleibol ✅ Origem, história e posições do Vôlei Praia e Quadra

De acordo com as regras do voleibol, o objetivo do jogo é passar a bola por cima da rede e fazê-la tocar o chão da quadra adversária ou tirá-la fora das linhas da quadra depois de ter sido tocada pela última vez por um jogador da outra equipe. O vôlei, também conhecido como voleibol, é um esporte de duas equipes de 6 jogadores cada. As duas equipes jogam uma contra a outra em uma área de jogo separada por uma rede central.

Torne-se um especialista em voleibol aprendendo a origem, as regras do voleibol e as posições do vôlei. As regras oficiais do voleibol da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) estão detalhadas em um documento de 90 páginas. Entretanto, para que você possa compreender a dinâmica do jogo em menos de 5 minutos, preparamos um resumo das regras do voleibol neste artigo. Você também pode descobrir sobre a história e as posições do vôlei, assim como o que é vôlei de praia e como é a quadra.

Você também pode estar interessado em: 5 passos para conseguir patrocinadores para o seu torneio

Regras do voleibol ou vôlei: serviço, recepção, placamento

História das regras do voleibol

De acodo com sua história, o vôlei nasceu em 1895 nas mãos de William Morgan, na faculdade YMCA em Massachusetts. Foi projetado para ginásios ou locais fechados, embora também possa ser jogado ao ar livre, como no caso do vôlei de praia. As regras do voleibol são semelhantes ao tênis ou ao andebol, mas envolvem menos contato físico do que o basquetebol.

Em 1922 foram estabelecidas as regras do voleibol e foi realizado o primeiro torneio internacional de sua história regido pelo novo regulamento oficial de vôlei. Até 1930, o vôlei era considerado em grande parte apenas um jogo de entretenimento, com poucos jogos internacionais. Em 1947, catorze federações fundaram a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em Paris, cujo primeiro objetivo era desenvolver e melhorar as regras do voleibol. No Campeonato Mundial de Voleibol realizado pouco depois, foram dados passos importantes para sua criação como esporte.

Com o passar dos anos, as regras do voleibol evoluíram a fim de melhorar o espetáculo do jogo. As regras do vôlei incorporaram a possibilidade de marcar diretamente em cada jogo sem a necessidade de ter a posse do saque, tocar em qualquer parte do corpo ou novas posições, tais como o libero.

Vocabulário utilizado nas regras do voleibol

  • Serviço: Um lançamento da bola para o ar por trás da linha de base que inicia um ponto.
  • Recepção: Um toque de antebraço que intercepta a bola proveniente do serviço da equipe adversária.
  • Placamento: Um toque comum de dedo no segundo toque que distribui a bola para os espigões.
  • Remate ou Ataque – Um chute por cima da rede para a metade do adversário em busca de áreas mal defendidas.
  • Bloqueamento: Neutralização na rede por um ou dois jogadores adjacentes para devolver a bola para a quadra adversária.
  • Defesa: Proteção das áreas livres da quadra após a bola cruzar a linha do bloco.

Regras da história e posições do vôlei: bola e quadra

As regras do voleibol: parte 1

  • De acordo com as regras do voleibol, as equipes de vôlei podem ser compostas por um máximo de 12 jogadores assumindo suas posições; seis jogadores na quadra e até seis substitutos.
  • Um ponto é marcado quando a equipa adversária não controla a bola corretamente ou comete uma falta. A bola deve passar por cima da rede para contar como um ponto.
  • Durante o jogo, a bola deve ser batida continuamente, não pode ser segurada ou apanhada por nenhum jogador.
  • Os jogadores de uma equipe devem evitar que a bola bata no chão dentro de sua própria quadra. Quando atinge o solo, um ponto é concedido à equipe adversária.
  • Se a bola acabar fora do campo de jogo, a equipe que tocou a bola em último lugar sofre falta e um ponto é concedido à equipe adversária. É considerado fora da quadra quando a bola toca o teto, a rede, os postes, a multidão ou os árbitros.
  • É um ponto para o time adversário se um time toca a bola três vezes seguidas sem ter passado a bola para a quadra adversária ou se um jogador toca a bola duas vezes seguidas.
  • Cada ponto deve ser girado no sentido horário. Quando uma equipa vai servir, e os jogadores dessa equipa estão mal posicionados, é considerado um erro de rotação (falta), a equipa perde a pose de bola e um ponto para o adversário.

As regras do voleibol: parte 2

  • As regras do voleibol determinam que quando um saque deve ser feito, nenhum jogador pode tocar na rede.
  • Se o serviço não for executado corretamente, é considerado uma falta e a equipe adversária serve.
  • Se uma equipe marca um ponto, ela serve novamente.
  • Após o serviço, os jogadores podem ocupar as posições que desejarem dentro de sua própria quadra.
  • Os jogadores não podem cruzar a linha para a quadra da equipe adversária.
  • É permitido dar pontapés em qualquer altura. Também é permitido tocar a bola com qualquer parte do corpo, incluindo os pés.
  • A partida consiste em três, quatro ou cinco conjuntos. Uma equipe ganha um conjunto quando atinge ou ultrapassa 25 pontos com uma vantagem de dois.
  • As regras do voleibol establecem que as equipes ganham quando ganham 3 sets, e em cada set vencem a outra equipe por 2 pontos.

I. Campo camde jogo (quadra)

As regras do voleibol determinam que o quadrilátero deve ter 18 m de comprimento e 9 m de largura. A quadra de jogo é dividida no meio por uma rede que delimita o território das equipes. Em cada campo há uma zona de ataque (3m) e uma zona de defesa (6m). No caso do vôlei de praia, o campo é um retângulo com dimensões de 16 m x 8 m.

Além disso, o jogo é jogado na chamada zona livre ou área externa, desde que a bola não toque neste solo ou em qualquer outro componente. Deve ser de pelo menos 3 m. Entretanto, pode ser aumentado para 5 m para as competições mundiais da FIVB. Embora não seja exigido pelas regras do voleibol, se a quadra for construída em um pavilhão esportivo ou ginásio, recomenda-se que ela tenha uma superfície livre de 7m. Não deve haver objetos intrusivos, tais como cestas ou outros objectos neste espaço.

O contato dos participantes com o piso deve ser contínuo, embora seja permitida alguma proteção conjunta. A superfície deve ser plana, lisa, uniforme e horizontal. O piso não deve ser escorregadio ou áspero.

Regras do voleibol para o campo de jogo ou quadra

Linhas de a quadra

As linhas da quadra devem ter 5 cm de largura, cor clara e diferente do resto das linhas e do piso. As regras do voleibol exigem duas linhas laterais e duas linhas finais que traçam o interior da quadra. Além disso, sob a rede corre a linha central que separa a quadra em duas áreas iguais de 9 x 9m. A uma distância de 3 m da rede, deve ser traçada uma linha que delimite a área de ataque, onde as ações dos participantes que estão em funções defensivas são restritas.

No caso do vôlei de praia, as linhas devem ter 5 cm de largura e uma cor contrastante com a da areia.

A rede

De acordo com as regras do voleibol, a rede deve ter um metro de largura. Também deve ter dez metros de comprimento e cada lado pode-se projetar até 50 centímetros além das linhas laterais. A rede é colocada na linha central que divide a quadra. Dependendo da categoria, ela deve ter uma altura mínima de 2 m para os juniores, aumentando com a idade dos jogadores. No entanto, na categoria superior, não deve ser superior a 2,43 metros para os homens e 2,24 metros para as mulheres. Além disso, as regras do voleibol determinam que a rede deve ser mantida esticada durante o jogo. Se a bola tocar na rede e saltar, isto não é considerado uma falha e pode ser jogado novamente. Quanto às armações da rede, as regras do voleibol determinam que elas não podem ser maiores do que dez centímetros de cada lado.

A rede é colocada em dois postes que têm 2,55 m de altura. Possui duas faixas que são colocadas nas bordas inferior e superior e a delimitam visualmente. Além disso, possui duas faixas laterais brancas ajustadas verticalmente que são colocadas sobre as linhas laterais. Nelas são colocadas algumas varas que sobressaem até 80 cm de comprimento, que servem para delimitar o espaço dentro do qual as jogadas regidas pelas regras do voleibol devem ser realizadas.

A rede de vôlei de praia é colocada verticalmente sobre o meio da quadra. Deve ter 1 m de largura e 8,50 m de comprimento. Neste caso, a altura da rede também varia de acordo com o sexo e a idade.

II. Bola

A bola do vôlei deve ser esférica, com uma câmara de borracha ou de borracha cheia de ar dentro. Seu exterior deve ter uma superfície de couro flexível ou sintética, sem costuras e sem estofamento. As regras do voleibol determinam que a bola pode ter uma combinação de até três cores.

A bola do vôlei é visivelmente mais leve e menor do que as bolas de futebol ou as bolas de basquetebol. De acordo com as regras do voleibol, sua circunferência deve estar entre 65 ou 67 cm. Seu peso deve estar entre 260 ou 280 g.

Dois tipos de voleibol: vôlei de quadra e vôlei de praia

III. Equipes e jogadores

De acordo com a história do vôlei, cada equipe pode ser composta por 14 jogadores, incluindo dois varredores, e até 5 membros da equipe técnica; por exemplo, um treinador, um ou dois assistentes técnicos, um médico e um terapeuta. As regras do voleibol permitem 12 jogadores na quadra, seis por equipe. Tanto no vôlei de praia quanto no vôlei de quadra, os jogadores devem estar em uniforme e identificados com um número de 1 a 20, bem como ocupar posições específicas.

Posições do vôlei

Três dos jogadores têm que formar a linha de frente para atacar e bloquear. Eles são os atacantes (rematadores), bloqueadores (bloqueando o jogo do adversário) ou colocadores (colocando a bola para os rematadores). As regras do voleibol estabelecem uma numeração das posições do vôlei destes jogadores, começando pela direita: 2, 3 e 4.

Volei e posições: atacantes, bloqueadores, setters

Os três jogadores restantes são posicionados na parte de trás para receber o serviço do adversário e preparar novos contra-ataques. Eles são os defensores (movem a bola no fundo do campo), especialistas em defesa (jogam apenas como defensores) e líbero (ficam no centro da defesa e trabalham defensivamente). Na linha de fundo, as posições do vôlei são as seguintes, começando pela esquerda: 5, 6, 1.

Posições do voleibol: fullbacks, especialistas em defesa, libero

Líbero

Em sua história, as posições do líbero foram incorporadas às mudanças nas regras do voleibol feitas nos anos 80. O líbero no vôlei pode substituir qualquer jogador defensivo, exceto o capitão, e pode entrar e sair para substituí-lo quantas vezes for necessário. Ele pode nunca substituir um jogador na zona de ataque. Este jogador deve usar roupas de cores diferentes para uma melhor identificação. Ele é um jogador especialista em dar bons passes aos seus companheiros de equipe e deve cumprir as seguintes regras do voleibol:

  • Não é obrigado a girar.
  • Não é obrigado a decolar.
  • Só pode jogar na zona defensiva.
  • Nunca pode terminar uma jogada com um remate.

Você também pode estar interessado em: Programas e Apps para organizar torneios de futebol

IV. Rotações

De acordo com as regras do voleibol de quadra e vôlei de praia, quando o adversário perde o saque, a equipe que ganhou o ponto gira seus jogadores. Desta forma, todos os jogadores, exceto o líbero, terão que alternar suas posições na direção dos ponteiros do relógio. Esta regra do voleibol obriga todos os jogadores a desenvolver habilidades nas diferentes posições do vôlei e ao servir.

É considerado um erro servir quando a ordem de rotação dos jogadores não é correta. Neste caso, o ponto é perdido e a ordem de rotação é retificada.

Regras do voleibol: jogadores, posições, rotações

V. Regras do jogo

Desde a origem de sua história, o objetivo do jogo de vôlei de quadra e vôlei de praia é que uma equipa, composta de seis jogadores com suas posições, passe a bola por cima da rede para que ela toque o chão onde se encontra a equipe adversária. O objetivo também é evitar que a equipe adversária faça o mesmo em sua própria quadra.

De acordo com as regras do voleibol, a cada equipe é permitido um máximo de três toques da bola para passá-la para a quadra adversária, além do contato do bloco. Um quarto toque é tomado como uma falta. As regras do voleibol também determinam que o mesmo jogador não deve fazer mais que dois toques consecutivos na bola e não deve se apoiar em colegas de equipe ou objetos para bater a bola. Isto é considerado um toque assistido e uma falta.

A bola entra em jogo através de um saque que deve ser iniciado por um dos jogadores. A bola pode ser atingida com uma mão ou qualquer parte do braço uma vez que tenha sido jogada no ar para o saque.

O jogo continua até que a bola atinja o pavimento, saia dos limites ou uma equipe não a devolva. A bola está fora de jogo quando o árbitro chama uma falta, seguindo as regras do voleibol. A equipe que marca o ponto é a equipe que vence o ponto e tem o direito de colocar a bola de volta em jogo.

VI. Jogos (sets) de acordo com as regras do voleibol

Os jogos de vôlei de quadra e vôlei de praia têm até cinco blocos ou conjuntos de pontos chamados conjuntos. A duração das partidas de vôlei varia muito. De acordo com as regras do voleibol, os jogos não têm um tempo de jogo pré-definido. Pode levar de três a cinco conjuntos, que podem durar mais de 2 horas.

Quando uma equipa acumula três conjuntos vencedores, essa equipa vence a partida e o jogo termina. Uma equipe ganha o set quando alcança ou ultrapassa 25 pontos com uma vantagem de 2 pontos, ou seja, 25-23.

Se for necessário um quinto jogo de desempate (em um empate 2-2), outro conjunto (set) deverá ser feito novamente. As regras do voleibol encurtam este conjunto para 15 pontos, mantendo a vantagem de dois pontos. O quinto conjunto também tem uma duração muito mais curta. Além disso, deve ser feita uma mudança de local se o ponto 8 for alcançado por uma das duas equipes.

Voleibol de quadra e vôlei de praia no brasil

VII. pontuação no voleibol

De acordo com mudanças recentes nas regras do voleibol em relação aos primeros anos de sua história, todas as partidas terminam em um ponto para uma ou outra equipe, independentemente de terem ou não a posse do saque.

Totais de pontos

  • Quando a bola toca o chão dentro da metade do adversário.
  • Se a bola tocar o chão completamente fora da quadra (as linhas são contadas dentro da quadra) e o último jogador a tocar a bola foi da equipe adversária.
  • Se no momento do saque, um dos jogadores da equipe adversária não respeitar as posições de rotação.
  • Quando o time adversário toca a bola mais de 3 vezes ou um dos jogadores toca a bola 2 vezes seguidas, sem contar o bloco.
  • Se um jogador adversário segurar ou empurrar a bola.
  • Se o varredor adversário atacar, bloquear ou violar qualquer uma de suas limitações.
  • Quando um jogador passa por baixo da rede e interfere no jogo.
  • Quando um jogador adversário toca a rede, ou qualquer um de seus elementos, enquanto joga a bola.
  • Se um jogador do outro time bater a bola por cima da rede, mas na quadra adversária. Ao fazer um bloqueio, ele pode passar suas mãos sobre a rede desde que não interfira no jogo do adversário.

Pontuação nos play-offs de round-robin

Quando cada equipe vence uma partida de repescagem de round-robin, há diferentes métodos de desempate. Por exemplo, você pode optar por conjuntos ganhos. De acordo com estas regras do voleibol, se a equipe A vencer a equipe B por 3-1 na primeira partida, e a equipe B vencer por 3-0 na segunda partida, a equipe B seria a vencedora. A equipe B ganharia, portanto, 4 sets para os 3 sets da equipe A. Se houvesse também um empate nesta circunstância, o mesmo procedimento poderia ser seguido em termos de pontos. Outra maneira comum de quebrar empate é o conjunto (set) de ouro. Este é um conjunto adicional com 15 pontos e uma diferença de 2 pontos.

VIII. Variantes nas regras do voleibol

Embora o nome “vôlei” geralmente identifique o esporte praticado em quadras cobertas, existem também outras formas do esporte. Em países como o Brasil, Espanha ou Argentina, o vôlei de praia, que é jogado na areia, é muito popular (e tem status olímpico).

Além disso, o voleibol sentado está disponível para os deficientes e o vôlei para os idosos. O vôlei mais informal, especialmente no verão nas praias e em áreas turísticas, também é jogado, como vôlei de mesa, vôlei aquático ou bossaball. E, claro, cada variante tem suas próprias particularidades, que se refletem nas regras do voleibol.

Você também pode estar interessado em: Classificação do campeonato no Excel – tabela de jogos para competições de Liga

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *