As 17 regras do futebol da FIFA: campos, equipamentos, árbitros, faltas

Todos achamos que as conhecemos, mas será que sabemos todas as regras do futebol? Nós de Competize te deixamos uma lista com as 17 regras do futebol de acordo com a FIFA.

Também pode interessar: Como criar campeonatos de futebol igual a Liga dos Campeões

Regulamento do Futebol 1: O terreno de jogo

O terreno de jogo deve ser retangular, com comprimento entre 30m e 35m e largura entre 20m e 25m. Em todos os casos, o campo de jogo deve ser retangular, dividido em duas metades e marcado com linhas. Estas linhas devem pertencer às zonas que delimitam.

Adicionalmente, deverá ser traçada uma área de penálti, com duas linhas perpendiculares à linha de fundo,  a 16,5m do interior de cada poste. Também, as linhas devem percorrer 16,5m para o interior do terreno de jogo. Por último, no centro do retângulo deve-se marcar um ponto a 11m da linha da baliza, afim de indicar a posição da bola para a cobrança de um penálti.

campo de jogo, regras do futebol

Regulamento do jogo 2: A bola

As bolas devem ter características e medidas específicas, contidas nas regras do futebol, tais como:

  • Ser esférica.
  • Ser feita de couro ou qualquer outro material adequado.
  • Ter uma circunferência entre 68cm e 70cm.
  • O peso ideal deve estar entre 410g e 450g, no início do jogo.
  • Deve ter uma pressão equivalente a 0,6-1,1 atmosferas ao nível do mar.

Regulamento do futebol 3: O número de jogadores

As regras do futebol estipulam que as duas equipas que disputam um jogo devem ter, como máximo, onze jogadores titulares. Um deles será o guarda-redes. Por outro lado, o jogo não terá início se uma das equipas tiver menos de sete jogadores.

O número de substitutos e mudanças varia de acordo com a federação e a categoria. Mas, a maioria das equipes segue as regras profissionais, que permitem que as equipes tenham até oito substitutos e um limite de três mudanças. As alterações serão feitas apenas quando indicadas pelo árbitro, mas devem ser notificadas com antecedência. Além disso, um jogador já substituído não poderá voltar a participar do jogo.

Regulamento do futebol 4: O equipamento

Tanto os equipamentos dos jogadores como dos árbitros, estão incluídos nas regras do futebol.

O equipamento usual de um jogador consiste numa camisola, calções, meias e chuteiras. No entanto, para fabricar estes itens, não podem ser utilizados materiais que possam gerar perigo para os outros jogadores. Não apenas as duas equipes usarão cores que as diferenciarão umas das outras, mas também das do árbitro e dos assistentes. Inclusive, os guarda-redes, também, são obrigados a usar uma cor diferente.

Regras do futebol 5: O Árbitro

O árbitro é o responsável pela condução do jogo e conforme as regras do futebol, deverá cumprir as seguintes diretrizes:

  • O árbitro é responsável pela aplicação das regras do jogo pela decisão em caso de dúvida. Para isso, seus poderes começam no momento em que apita o pontapé inicial, além de ter o poder de impor sanções.
  • Ele tomará nota dos incidentes, exercerá as funções de cronometragem e cuidará para que a partida tenha a duração regulamentar ou acordada, adicionando o tempo perdido devido a pausas ou qualquer outra motivo.
  • Tem poder absoluto quando se cometem infrações às regras. Assim, pode parar, suspender ou interromper definitivamente um jogo, quando o considere necessário, independentemente das causas.
  • A partir do momento em que ele entra no campo de jogo, ele terá o poder discricionário de advertir qualquer jogador que proceda com conduta inconveniente, podendo impedi-lo de estar no jogo em caso de reincidência.
  • Não permitir pessoas sem autorização no terreno de jogo durante a partida.
  • Terá poder total para expulsar definitivamente do campo, sem aviso prévio, a qualquer jogador culpado de conduta violenta.
  • Sinalizar a retomada do jogo após qualquer parada.

campo de jogo, regras do futebol

Regras do Futebol 6: Os árbitros assistentes

As regras do futebol estipulam que podem ser nomeados dois árbitros assistentes que, sujeitos à decisão do árbitro, têm tarefas tais como: indicar se a bola saiu do campo de jogo, pontapés de canto, sinalizar fora de jogo, avisar em caso de substituição, maracar infrações não vistas pelo árbitro, cronometrar a duração do jogo, anotar golos marcados e sinalizar tiros de meta.

Normas do jogo 7: Duração do jogo

As regras do futebol profissional indicam que o jogo terá a duração de duas partes iguais de 45 minutos cada, salvo em caso de acordo mútuo entre o árbitro e as duas equipas participantes. Mas, isso pode variar dependendo da categoria e da federação.

Entre cada parte, haverá uma pausa que não deverá exceder os 15 minutos. Depois o jogo será retomado.

Também pode interessar: Programas e apps para organizar um torneio de futebol

pénalti, regras do futebol

Regras do jogo 8: Início de jogo

As regras do futebol da FIFA estipulam que, no início do jogo, a escolha dos campos e do pontapé inicial devem ser feitas com uma moeda. Dessa maneira, o lado favorecido pela sorte tem o direito de escolher o seu próprio campo ou o pontapé inicial. No segundo tempo, as equipes vão trocar os lados do campo e dará reinício a partida o time que não iniciou na primeira parte.

A partida deverá iniciar desde o meio do campo quando: for início do jogo, depois de cada golo marcado ou no início da segunda parte. Se for o caso, também deverá ser feito no início de cada parte extra.

Regras do jogo 9: A bola em jogo (ou não)

A nona regra do futebol parece muito lógica, quando está dentro dos limites do terreno de jogo e nenhuma falta foi maracada, a bola está em jogo. A partida não será interrompida se houver um desvio, seja em uma trave ou na bandeira de canto. Por último, com nova as regras, no caso da bola desviar no árbitro e provocar uma troca de posse, o jogo deverá ser interrompido e a bola devolvida à equipa que provocou o desvio.

A bola estará fora de jogo quando cruzar completamente, tanto uma linha lateral como uma linha de fundo e, também, quando o jogo for interrompido pelo árbitro.

Regras do jogo 10: Pontuação (ou golo)

As regras do futebol estipulam que um golo é marcado quando a bola, enquanto em jogo, cruzar completamente a linha da baliza, entre os postes e sob a trave. Mas, desde que o time marcador não tenha cometido nenhuma infração às Regras do Jogo.

A equipa que marcar mais golos é a vencedora. Por outro lado,  se marcarem a mesma quantidade ou não marcarem, o jogo termina empatado. No caso de ser necessário um vencedor, apenas três procedimentos são permitidos: regra dos golos marcados como visitante, prorrogação ou disputa de penáltis.

Regras do Jogo 11: Fora de jogo

Por certo, a regra de fora de jogo pode ser a mais confusa dentre as regras do futebol.

Um jogador está fora de jogo quando estiver mais próximo da linha de baliza do adversário, do que a bola e o penúltimo adversário, no momento em que o passe em sua direção foi realizado. Mas, não estará fora de jogo se estiver na sua metade do campo ou se o passe vier de um jogador da equipa contrária. Diante disso, o árbitro deverá conceder à equipe adversária um tiro livre indireto, a partir do local onde ocorrer a infração.

Regulamentos do jogo 12: Faltas e infrações

Um pontapé livre direto é concedido ao time adversário se um jogador cometer qualquer uma das infrações a seguir, de uma maneira considerada pelo árbitro como imprudente, temerária ou com o uso de força excessiva:

  • Chutar ou tentar chutar um adversário.
  • Obstruir com o corpo adversário.
  • Saltar por cima de um adversário.
  • Acertar um adversário de forma violenta ou perigosa.
  • Bater ou tentar acertar um adversário
  • Empurrar um adversário
  • Dar uma entrada em um adversário, para ganhar a posse da bola, tocando-o primeiro em vez da bola
  • Tocar, deliberadamente, a bola com as mãos (excepto para o guarda-redes na sua área penal)
  • Segurar um adversário
  • Cuspir num adversário

Para completar, a grande penalidade é marcada se um jogador cometer alguma das dez infrações acima, dentro de sua própria área penal. Além disso, essa infração não leva em consideração a posição da bola, que deve, obrigatoriamente, estar em jogo.

Um pontapé livre indireto é concedido ao time adversário se o guarda-redes cometer, dentro de sua própria área penal, uma das seguintes infrações:

  • Demorar mais de seis segundos para colocar a bola em jogo, depois de segurar com as mãos.
  • Tocar a bola, novamente com as mãos, depois que ela foi colocada em jogo e não foi tocada por nenhum outro jogador.
  • Pegar a bola com as mãos após o jogador de sua equipe ter passado com os pés.
  • Segurar a bola com as mãos depois de recebe-la diretamente de um lançamento lateral, feito por um companheiro de equipa.

Um pontapé livre indireto é dado ao time adversário, se um jogador, na opinião do árbitro:

  • Jogar perigosamente.
  • Obstruir o avanço do adversário.
  • Impedir que o goleiro solte a bola com as mãos.
  • Cometer qualquer outra infração não mencionada anteriormente nas Regras, onde o jogo é interrompido a fim de advertir ou expulsá-lo.

Além disso, tanto o livre direto como o indireto, deverão ser cobrados desde o lugar onde foi cometida a infração, ou em qualquer caso, atendendo as normas e regras do jogo em questão.

Regulamento do jogo 13: Pontapé livres

De acordo com as regras do futebol, os livres são divididos em livres diretos, que podem resultar em golo com apenas um toque ou, por outro lado, no caso de um autogolo, um tiro de canto é marcado; e livres indiretos, nos quais o árbitro deve segurar uma mão levantada, sendo necessários pelo menos dois toques, de dois jogadores diferentes, antes que a bola cruze o gol. Por outro lado, no caso de ocorrer apenas um toque, um tiro de meta é concedido.

O time adversário tem o direito de colocar uma barreira de jogadores, para proteger o guarda-redes e complicar a situação para o batedor. Mas, esta barreira deverá estar a uma distância mínima, indicada pelo árbitro do jogo.

Tiro de meta, regras do futebol

Regulamento do Jogo 14: Penálti

Diferentemente dos livres, a grande penalidade tem origem quando uma falta é cometida dentro da área defensiva da jogador infrator. Dessa forma, o penálti é batido da marca penal e antes de ser cobrado, todos os jogadores, exceto o jogador que vai realizar a cobrança, têm de estar fora da área.

Se o batedor falhar, é permitido contra-atacar se o guarda-redes defendeu, mas, não poderá tocar a bola se o rebote vier de um dos postes da baliza.

Regras do Jogo 15: Lançamento lateral

As regras do futebol estabelecem que um lançamento lateral é uma forma de reiniciar o jogo. Sendo atribuído aos adversários do último jogador que tocou na bola, antes dela atravessar a linha lateral, tanto pelo chão como pelo alto. Mas, não se pode marcar um golo diretamente de um lançamento lateral.

O lançamento é realizado com as mãos e a bola deve ser lançada por trás, sobre a cabeça, com ambos os pés bem posicionados na linha. O jogador deverá cobrar o lateral a partir do local onde a bola saiu.

Regras do jogo 16: Pontapé de baliza

O pontapé de baliza é uma forma de reiniciar o jogo uma vez que a bola tenha cruzado completamente a linha de fundo, seja pelo chão ou pelo ar. Paralelamente, um jogador da equipa atacante deverá ser ter sido o último a tocar na bola, além de que não pode ter sido marcado um golo, como visto na Regra 10.

Um golo poderá ser marcado diretamente de um pontapé de baliza, mas somente contra a equipe adversária.

Regras do Jogo 17: Pontapé de canto

Para finalizar, quando a bola passar completamente pela linha de fundo, tanto pelo chão como pelo alto, excluindo a zona entre os dois postes, um pontapé de canto é sinalizado pelo árbitro. Por isso a linha é dividida em duas partes, a direita e a esquerda, pelas quais é defindo em qual dos respectivos cantos será feita a cobrança.

Sendo assim, para cobrar o tiro de canto, deve-se colocar a bola dentro dos limites de um círculo, que está marcado em frente à bandeira de canto. Então, a bola deverá ser chutada.

Também pode interessar: Treinamentos físicos para futebol: execercícios para ganhar desempenho e melhorar rendimento

You may also like...

8 Responses

  1. Anónimo diz:

    gostei por que tem toda a matéria aoooorei

  2. Anónimo diz:

    Em relação ao terceiro gol do flamengo contra o vasco o Juiz não deveria voltar a cobrança efetuado pelo jogador Pedro, pois ele não cobrou no local da infração conforme a regra.
    E ninguém fala nada.

  3. Competize diz:

    Obrigados! Estamos satisfeitos por ter considerado útil o nosso artigo sobre as regras do futebol. Poderá também estar interessado nestes postos:

  4. Belo diz:

    É muito importante saber desta regras de fifa

  5. Competize diz:

    Olá Victoria, estamos contentes por ter gostado do artigo sobre as regras do futebol. Esperamos que tenha aprendido algo novo.

  6. Victória Yumi Morinishi diz:

    adorei

  7. Anónimo diz:

    gostei

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *