5 passos para conseguir patrocinadores para o seu torneio

Conseguir patrocinadores para os seus torneios é um dos desafios mais difíceis. Para organizar um torneio lucrativo, é necessário encontrar patrocínios, cobrar inscrições e ingressos, vender merchandising ou criar experiências de turismo desportivo. Neste artigo explicamos como encontrar empresas ou pessoas, que estão dispostas a acreditar no seu projeto e colocar a mão no bolso para investir nele.

Com esses 5 passos simples, comece a financiar os seus torneios, ligas ou campeonatos com patrocinadores. Aprenda a encontrar as marcas e como atingir os objetivos em comum. Começaremos com os conceitos mais importantes…

Confira também: Como criar campeonatos de futebol igual a Liga dos Campeões

Procurar patrocinadores para um torneio, liga ou campeonato

O que é patrocínio desportivo?

O patrocínio desportivo é uma estratégia de publicidade. Sendo uma forma de um acordo, onde ambas as partes envolvidas são beneficiadas. Por exemplo, quando uma empresa fornece capital, recursos ou serviços em troca de um benefício comercial.

Simplificando, um patrocínio pode ser tanto colocar um logotipo da marca no equipamento de futebol, como ter anúncios em um boletim informativo ou, simplesmente, uma presença no site do torneio. Independente da proposta, ao conseguir patrocínio, o seu torneio consegue os recursos necessários e, paralelamente,  constrói o reconhecimento de marca para a empresa.

Por isso que é tão importante conseguir patrocinadores, não apenas para um torneio de futebol, mas para qualquer evento que organizar.

Busque patrocinadores, não doações

Os dois conceitos são confudidos muitas vezes. Embora semelhantes, eles mantêm diferenças significativas. A doação é o processo de coleta de dinheiro para um evento específico ou causa, mas, sem serviços em troca. Por outro lado, o patrocínio é uma troca comercial benéfica para ambas as partes envolvidas.

Com estes conceitos claros, já podemos seguir para os cinco passos para organizar um torneio e conseguir patrocinadores. 

Patrocínio no desporto em alta

O crescimento do patrocínio no desporto nos últimos 30 anos disparou. Tanto o marketing desportivo, como a crescente cobertura mediática de várias competições e torneios, em todo o mundo, têm sido fundamentais para este crescimento.

Vejamos um exemplo. O patrocínio na Premier League é um dos fatores mais importantes para o aumento de receita, crescimento e sucesso, gerados para ambas as partes. De fato, de 1992 a 2016, a liga tinha o nome do patrocinador: Barclays Premier League.

Os potenciais beneficios para os patrocinadores, hoje em dia, são de alta relevância:

  • 4,7 Bilhões de telespectadores (audiência televisiva acumulada)
  • Cobertura de 212 países em todo o mundo
  • Presença em estádios, TV, alcance e visibilidade online

Conseguir patrocinadores para torneio, liga, campeonato

1. Buscar marcas patrocinadoras

Começe pelo seu ambiente: amigos, familiares, conhecidos, etc. Pode ser que te encaminhem para alguém interessado. Também, contate com empresas locais pois elas podem ter mais interesse em se promover na região. Por exemplo, uma concessionária de carros da cidade, um restaurante local ou uma loja de esportes pode se beneficiar de maior visibilidade e do impacto econômico que seu evento pode gerar.

Por outro lado, estude o mercado para ver quais empresas costumam patrocinar clubes e eventos desportivos. Confira sites de outros torneios, estude os clubes dedicados a conseguir patrocinadores, visite os estádios para ver os anunciantes em seus outdoors. Para finalizar, faça uma lista desses patrocinadores potenciais, pois eles serão os mais fáceis de convencer.

Com a lista finalizada, investigue cada empresa detalhadamente, para que tenha argumentos sólidos ao apresentar sua proposta de valor.

2. Obtenha patrocinadores com uma proposta sólida

O primeiro que deve fazer é analisar o custo para realização dos seu evento. A partir disso é possível decidir quais os pacotes de patrocínio que irá oferecer para o seu torneio de futebol.

Uma boa maneira de conseguir patrocinadores é vender pacotes diferentes, assim o interessado terá várias opções para decidir pela que melhor se encaixa no orçamento ou, pela que traga melhores benefícios (visibilidade, econômico, comercial). Por certo, cada pacote terá vantagens diferentes de acordo com seus custos.

Aqui também é importante ter metas realistas ao abordar potenciais patrocinadores. Por exemplo, não faz sentido pedir a um patrocinador milhões, sem uma oferta razoável em troca. Trate o acordo como uma transação comercial e lembre-se, é um benefício mútuo.

Por outro lado, é aconselhável fazer um resumo, conhecido também como briefing, da sua empresa e/ou proposta. O resumo deve ser conciso, mas atraente. Destaque as principais razões do porque eles devem patrocinar o seu torneio. Não seja genérico. É o momento de tirar vantagem da pesquisa realizada sobre a empresa e assim, acertar o ponto de interesse.

3. Prepare uma apresentação dos seus resultados

É importante que tenha um histórico desportivo do que já foi realizado. Também seja criativo ao destacar seus pontos positivos e adicione suas realizações ao longo de sua experiência.

Dessa forma, inclua informações de contato, como e-mail, redes sociais e telefones. Estes detalhes são acompanhados de uma mensagem, convidando-os a entrar em contato se tiverem alguma dúvida sobre a proposta.

Ademais de seu histórico desportivo, adiciona informações relevantes sobre os eventos que realizou. Melhor ainda se utilizar o último que realizou. Inclua informações como estatísticas de visitas à página, estatísticas em redes sociais, número de espectadores, número de equipas cadastradas, além de outros dados que darão maior credibilidade à proposta.

4. Gerar visibilidade para os seus torneios

Como dissemos, ao conseguir patrocinadores, se inicia uma relação comercial, na qual ambas empresas buscam se beneficiar. Na maioria dos casos, pagam por uma maior visibilidade de marca. Por outro lado, também buscam o reconhecimento dos produtos e serviços, despertando o interesse pelo público de eventos desportivos. Algumas marcas podem querer inclusive aumentar as vendas de seus produtos, assim que estariam interessadas em distribuir amostras ou montar uma loja, seja física ou online.

Em ambos os casos, é essencial que os seus torneios alcancem o maior número possível de jogadores e espectadores. O público que pode ir ao estádio é limitado, por isso é necessário expandir a visibilidade dos seus torneios com uma boa estratégia de divulgação online.

As redes sociais são uma forma de explorar os seus torneios, tanto em divulgação como em patrocínio. Uma boa campanha digital poderia trazer melhores resultados do que uma campanha publicitária tradicional. Hoje em dia, é necessário estar onde seus jogadores estão e isso significa estar presente em seus telefones e computadores. Segundo estudos, os adeptos consomem cerca de 8 horas de conteúdo desportivo por mês. Certifique-se de que o seu torneio tenha presença, pelo menos, nas principais redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Para estar na vanguarda, tenha um site impecável. É a sua carta de apresentação no mundo digital. Além de ser a primeira impressão que o seu potencial cliente terá. Deve parecer moderno, funcional e, acima de tudo, receber visitas. Para ter tráfego no seu site, publique atualizações e conteúdos que interessem aos seus fãs. Com um site atualizado, é possível multiplicar o número de seguidores. Publique os calendários, os últimos resultados, os perfis das equipas participantes ou, por exemplo, fotos para dar mais visibilidade aos seus eventos e gerar tráfego que pode ser comercializado com marcas patrocinadoras.

Confira também: Programas e apps para organizar torneios de futebol

5. Contatar marcas personalizando propostas de patrocínio

Qualidade vs. Quantidade. Seja conciso. Faça uma proposta personalizada, diferente para cada potencial cliente. Mas, não cometa o erro de escrever algo genérico e enviá-lo a todos. Faça o possível para apresentar sua proposta pessoalmente, visitando os locais de possíveis patrocinadores.

Se já passou algum tempo e não recebeu uma resposta, ligue para conversar e descubra como está o andamento da sua proposta. Acompanhe a solicitação e talvez marque uma segunda reunião.

Em caso de não conseguir patrocinadores, experimente mudar a estratégia. Por exemplo, em vez de tentar conseguir patrocinadores grandes, procure patrocinadores pequenos para uma pequena contribuição monetária. Como alternativa, seja criativo utilizando os espaços publicitários e ofereça novas possibilidades de patrocinio, por exemplo, um sorteio patrocinado, um stand de marca, etc.

Isso não é tudo!

Siga esses cinco passos para conseguir patrocinadores mais facilmente. Tenha paciência e perseverança, pois é normal que fechem muitas portas antes de conseguir a primeira marca.

Para elaborar sua proposta e conseguir patrocinadores desportivos, apresentamos algumas opções que podem ser oferecidas em troca. Saiba o que é possível fazer para negociar a quantia necessária. Diversifique suas propostas de patrocínio com diferentes benefícios, para atrair diferentes tipos de marcas e certifique-se de agregar valor a elas.

Conseguir patrocínio desportivo para o torneio

Patrocínio de instalações

O terreno e as instalações são uma grande oportunidade para expor seus patrocinadores. Além de utilizar as placas laterais, por exemplo, pense em patrocinar autocarros, stands ou os arredores dos estádios.

Patrocínio de kits e vestuário

As marcas podem colocar seu logotipo no equipamento das equipas. Além disso, itens de jogo como bolas de futebol, coletes, entre outros, também podem ser patrocinados. Caso possua vários patrocinadores, crie vários pacotes e, de acordo com o custo, a marca estará em determinado lugar no equipamento (meias, shorts, camisola).

Exposição online

Lembra que te falamos sobre “gerar visibilidade para os seus torneios“? Bom, aqui também é possível se beneficiar. O site do seu torneio é o primeiro lugar onde os participantes irão, tanto para buscar informações, como para gerenciar os registros. Sendo importante para que seus clientes permaneçam na página, gerando visibilidade durante todo o torneio, além de trazer tráfego para seus próprios sites.

Se não tem um site, utilize a plataforma de Competize para ter seu próprio espaço na Internet. Além disso, tem a opção de expor a marca dos seus patrocinadores.

Patrocinadores de torneio de futebol Edesur no Competize

Não deixe as redes sociais de lado! Na verdade, elas são igualmente importantes para o site. Publique conteúdos para conseguir mais seguidores e encontrar novos patrocinadores.

Patrocínios Oficiais

Esse termo se utiliza normalmente quando o torneio adota o nome da empresa/marca. Por exemplo, “Liga Santander”, “Carling Cup“, “Copa Toyota Libertadores”, etc. Exibir o nome da empresa/marca em todos os momentos é importante para qualquer patrocinador, mesmo em um discurso.

Atividades Patrocinadas

Organize atividades com o seu patrocinador quando iniciar o torneio ou ao final dele. Além de receber visibilidade, as marcas serão capazes de atrair potenciais clientes. Obtendo assim, um duplo benefício. Ofereça um stand para vender seus produtos durante o torneio ou abra uma loja virtual no seu website. Isso pode ser atraente para empresas cujo modelo de negócios é orientado para vendas ou uma empresa de catering, por exemplo.

Descontos

Os patrocínios com desconto são outra forma de atrair marcas ou empresas. Uma maneira de fazer isso, é através de códigos promocionais ou créditos. Por exemplo, se as pessoas se registrarem ou se inscreverem no torneio, receberão um desconto de 10% para resgatar um produto da empresa patrocinadora.

Ou seja, é oferecido aos usuários um pequeno benefício, que por sua vez beneficiará o patrocinador do seu evento, tanto em visibilidade como em vendas.

Criar torneio de futebol competize

Crie o seu torneio e coragem!

Agora que possui um guia, começe a acreditar em sua ideia e siga adiante. Procurar patrocinadores não é fácil, mas depende de ti para fazer isso. Seja criativo, organizado, estratégico e perseverante para alcançar o objetivo.

Como dissemos antes, com estas dicas, não garantimos que conseguirá patrocinadores de um dia para o outro. Mas, certamente estará muito bem preparado para, pelo menos, planear a ideia.

Por último, é importante aprender com os erros e identificar no que está a falhar: a proposta? a apresentação da minha empresa/desporto? a aplicação? Realizar esta reflexão ajuda tanto a melhorar e refinar a sua proposta, bem como a criar um torneio de futebol de qualidade.

Confira também: Classificação do campeonato no Excel – tabela de jogos para competições de Liga

You may also like...